O NEA é um projeto fomentado pelo CNPq, parte do eixo 3 – Conhecimento – do Planapo – Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica, seu objetivo é integrar ensino, pesquisa e extensão para a construção e socialização de conhecimentos sobre Agroecologia e Sistemas Orgânicos de Produção no País.
O NEA iniciou suas atividades em dezembro de 2013 a partir da reunião de profissionais interessados em avançar no conhecimento que apoia padrões do trabalho da produção agroecológica e sua educação. O Núcleo é vinculado à Universidade Federal de Lavras – UFLA, sob coordenação do Prof. titular Itamar Ferreira de Souza, e conta em sua equipe com professores, pesquisadores convidados, profissionais externos, estudantes e egressos da instituição de ensino. O projeto foi aprovado na chamada 81/2013 do CNPq para desenvolver o conhecimento da agroecologia na ótica de princípios da Agricultura Biodinâmica; buscando restabelecer relações através de conhecimento.
Para alcançar o escopo de atuação de um NEA, o projeto NEA-Serra Mantiqueira ofereceu cursos abertos para mobilizar conhecimentos e dialogar com comunidades. Também facilitou a reunião de parceiros em um arranjo institucional, a fim de potencializar novas organizações, o diálogo entre diferentes projetos, serviços e produtos.
Esta rede se formou por parcerias: UFLA – Universidade Federal de Lavras desenvolvendo pesquisas e estudos; ABD – Associação Brasileira de Agricultura Biodinâmica apoiando pesquisas e extensão sobre Agroecologia Biodinâmica; EMATER-MG multiplicando conhecimentos e técnicas; APA da Serra da Mantiqueira (ICMBio – MMA) apoiando ações em comunidades da APA da Mantiqueira, Broto Brasilis apoiando a produção de conteúdos e o NEPA – Núcleo de Ensino e Pesquisa Aplicada, que trabalha com Agroecologia Biodinâmica no país, através de tecnologias sociais.
O projeto NEA conta com os apoios do Instituto Mahle no fortalecimento de ações e iniciativas que promovam desenvolvimento humano através da biodinâmica; Fundecc – Fundação de Desenvolvimento Científico e Cultural na administração de projetos e do CNPq – Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico sendo o órgão fomentador do NEA.
“ Precisamos, por assim dizer, crescer juntos, e em Dornach deve reinar tanto do elemento campesino quanto possível, apesar da cientificidade. E o que emana de Dornach como ciência deve ser de tal natureza que ilumine a mais conservadora cabeça de lavrador”
(Trecho da Alocução de Rudolf Steiner, em Dornach)
“[…] as coisas precisam ser aceitas de acordo com a vida”
(Trecho da Alocução de Rudolf Steiner, em Dornach)
Inspirado pela sensibilidade e pela alocução de Rudolf Steiner em Dornach – Suiça, o NEA Serra Mantiqueira trabalha o conhecimento e o conceito de Agroecologia através dos princípios da Biodinâmica. Este conceito e conhecimentos servem a processos de tomada de decisões, baseando-se nos processos e relações da natureza e no fenômeno que anima a matéria.
Visão do Nea Mantiqueira
Ser um núcleo de estudos conectado com a evolução tecnológica e social buscando comprovações de processos e relações agroecológicos, promovendo um ambiente adaptável de aprendizagem e desenvolvimento de conhecimentos sobre as boas práticas da agroecologia.